Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) vem executando e cumprindo as etapas necessárias para implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Entre terça e quinta-feira desta semana servidores receberam capacitação para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE). O curso foi ministrado pelo assessor especial de apoio aos fiscalizados do TCE-MT, João Proença, no laboratório de informática da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Secretários municipais e servidores passaram pelo treinamento que terminou nesta quinta-feira (17). José Roberto e Gisele Tech, também do Tribunal de Contas, auxiliam os servidores no treinamento.
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Servidores públicos durante período de treinamento para operação do GPE[/caption]
O TCE também oferece um Manual do GPE que pode ser acessado no Portal do TCE-MT. A instituição ainda disponibiliza o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanha o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública.
O treinamento para manuseio do GPE é uma ação de acompanhamento e apoio aos municípios que aderiram ao PDI e estão na fase de elaboração do plano estratégico. A prefeitura de Alto Araguaia já concluiu os objetivos, metas e iniciativas. A partir de agora coloca em prática os planos de ação estabelecidos por cada secretaria e, para tanto, utilizará o software GPE no controle das ações.
“O Tribunal de Contas está dando apoio à prefeitura com relação ao gerenciamento do Planejamento Estratégico via GPE, que é um sistema que foi concedido a custo zero aos municípios que aderiram ao PDI. Estamos realizando a capacitação dos servidores para que façam o gerenciamento do planejamento estratégico dentro do sistema GPE. Importante que os secretários e servidores do município estejam cientes da importância deste sistema que é peça chave para o gerenciamento correto do planejamento estratégico que foi projetado até 2025 pelo município de Alto Araguaia”, disse João Proença, assessor especial do TCE.
O PDI do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve a adesão dos 20 municípios com as maiores população e receita, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O município de Alto Araguaia fez a adesão em fevereiro de 2014. Desde então secretários e servidores vem trabalhando e passando por constante treinamento para elaboração do Planejamento Estratégico.
Para Maximilian Gonzáles, que integra a equipe que compõe o Comitê do PDI em Alto Araguaia, o treinamento foi proveitoso. “O pessoal está aprendendo a operar o sistema para os lançamento devidos e as medições das metas que foram planejadas. Esse treinamento demonstra, mais uma vez, que o TCE de Mato Grosso está comprometido em avançar oferecendo orientação para que a gestão pública melhore. O prefeito Maia Neto, juntamente com toda equipe, está empenhado e fazendo os esforços necessários para que o município se consolide na implantação do Planejamento Estratégico”, frisou ele.
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